O impacto econômico do Carnaval de Salvador é muito grande por diversos fatores, e afeta não somente a capital baiana, mas todo o estado da Bahia.
Seja através de vendas diretas nos dias de carnaval, no aumento de turistas durante o período ou da arrecadação de impostos, a verdade é que o dinheiro obtido durante o período mexe muito com a economia local.
Na matéria de hoje, vamos analisar de que forma isso acontece. Acompanhe e confira detalhes sobre o impacto econômico do Carnaval de Salvador!]
Como o carnaval de Salvador impacta a capital economicamente?
Impacto no turismo
De longe, o setor mais afetado pelo carnaval de Salvador é o turismo. Milhões de brasileiros atravessam o Brasil e até mesmo de fora do país para conferir aquele que é considerado o mais agitado entre os carnavais.
A Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) da Bahia confirmou cerca de 3 milhões de turistas em todo o estado, gerando uma receita absurda de 7 bilhões de reais em 2025.
Os turistas consomem alimentos, gastam com hospedagens procurando imóveis para aluguel em Salvador, mexem com a cultura e entretenimento do estado, injetando um valor substancial no financeiro do estado.
Impacto no comércio e vendas
Imagine que, especificamente em uma semana do ano, 3 milhões de pessoas se juntam em um mesmo local. Obviamente, muito além dos restaurantes e hotéis, todo o comércio e vendas serão afetados positivamente por essas visitas.
O impacto no comércio e vendas é absurdo, seja através da venda de roupas ou produtos personalizados do Centro Histórico de Salvador. Souvenirs, artigos de carnaval e vendedores ambulantes fazem a festa com tanta gente assim.
Impacto com empregos temporários e oportunidades de renda extra
Para atender a todo este pessoal, a população local acaba recebendo mais dinheiro através de diversas opções de renda extra, novamente proporcionadas por conta dos turistas que chegam através do Carnaval.
O impacto econômico do Carnaval de Salvador chega nos ambulantes, que vendem muito mais em um dia do que em todo o mês, aos atendentes de loja, aos caixas de supermercados que são contratados temporariamente, etc.
Impacto no setor de entretenimento e cultura
Como mencionado, o Pelourinho, como também é conhecido o Centro Histórico de Salvador, é um dos lugares que mais recebe visitantes.
Além disso, artistas de todos os tipos são contratados para animar os bares e restaurantes, cantos, DJs, além de peças de teatro, fazem parte da geração de renda através da cultura e do entretenimento.
Produtores de evento, empresas relacionadas a organização de som e iluminação também faturam durante o período, sendo uma ótima opção para aumentar o faturamento anual.
Impacto na infraestrutura da cidade e dos serviços públicos
Caso você more em uma cidade praiana, sabe que muitas vezes as prefeituras deixam para realizar melhorias quando está próximo das festas de final de ano e também do Carnaval, já que receberão vários turistas na região.
O mesmo acontece no Carnaval de Salvador. Por mais que seja algo ruim, já que os moradores locais ficam durante todo o ano sem melhorias, ao menos elas acontecem por algum motivo.
A infraestrutura da cidade recebe reformas para o Carnaval, além da geração de emprego para a prestação de diversos serviços públicos, como a limpeza urbana, a segurança e o transporte.
O Carnaval de Salvador é o principal gerador de renda anual da capital baiana!
Apesar de ser uma cidade turística e receber milhões de visitantes o ano inteiro, é inegável que o ápice da cidade ocorre durante o Carnaval.
Como vimos, no início deste ano a cidade faturou 6,6 bilhões através do evento, sendo o ponto financeiro mais alto da cidade. Qual sua opinião sobre o assunto? Comente abaixo!